Uma das formas possíveis e mais eficientes de avaliar a condição atlética de um cavalo é através de um Teste da Condição Física, para determinar o Limiar de Lactato (Limiar anaeróbio).

Abordagem metodológica para avaliar a condição física (fitness) permitindo controlar o nível de treino.

Avaliação da Condição Física
por teste de esforço

Image by Kirsten LaChance
Image by Lindsey Bidwell
cavalgando
dressage-why
Image by Elisa Pitkänen
Image by Markus Spiske
Image by Sergey Semin
Image by Phil Hodkinson
transferir
image
Image by Jeff Griffith
Image by Jeff Griffith
17992168-1685605781454964-63945796744274895-n
007b33e4-69a1-483d-a01e-5993bc6250c2
Image by K
Image by tiago claro
Image by Dulcey Lima
Cavalo que funciona com o malho de polo
FOTOfariaras5_edited_edited
photograph of running horse_edited

Utilidade prática encontra na leitura desta página...
Todas as modalidades equestres.

Quando bem conduzido, um cavalo com potencial genético herdado de seus ancestrais, associados ao condicionamento mental do próprio animal, nutrição alimentar e com treinos corretos, resultará na formação de um bom cavalo atleta, se será vencedor ou não, dependerá da sua condição física

Estudos científicos criaram protocolos da condição física dos cavalos, que são cada vez mais utilizados com resultados positivos. 

Entre as variáveis (características) mais utilizadas estão:
Frequência Cardíaca, Velocidade e o Lactato.

Na realização do teste de condição física, é importante registar a Frequência Cardíaca (FC) e  Velocidade (Vel), obtendo-se assim a relação com os valores do Lactato. 

1º surge o Limiar Aeróbio (LAe)
é quando o nível de Lactato no sangue começa a aumentar, determinando a frequência cardíaca em LAe. Quanto mais elevado o valor do LAe maior a intensidade dos treinos sem acumular Lactato.
(a fadiga surgem + tarde, quer isto dizer, o cavalo aguenta mais tempo a treinar em LAe)

Limiar Individual de Lactato (IAT) 
O ponto em que o Lactato começa acumular-se substancialmente em relação aos valores de menor esforço, sendo considerado hoje em dia como um dos bons indicadores de condição física do cavalo a.
(quando se ultrapassa o IAT a fadiga aumenta + rápido)

ou normalmente denominado Limiar Anaeróbio (LAn)
“O limiar anaeróbico é comumente considerado como o ponto em que o ácido láctico, um subproduto da energia produzida pela glicose, começa a se acumular rapidamente no sangue.” (Varriale C.)

Medir o Lactato
por meio de amostras sanguíneas, existe relação entre o Lactato muscular e o Lactato sanguíneo. A quantidade de Lactato no sangue é expressada como uma concentração de milimols por litro (mmol/1). Os níveis de Lactato variam de raça para raça e de modalidade para modalidade equestre, variando geralmente entre 1.0 mmol/l a 25.0 mmol/l. Podendo-se com os valores do Lactato, determinar os Limiares Aeróbio e Anaeróbio. 

vet.jpg
Screenshot_31_edited.jpg

Por meio dos valores do resultado do Lactato, da FC e Vel, em cada um desses momentos, torna-se possível determinar qual a Frequência cardíaca e Velocidade que os Cavalos devem ser treinados, para aumentar ou manter a condição física desejada. 

FREQUÊNCIA CARDÍACA (FC) 
avaliação da função cardíaca (bpm) ganha cada vez mais importância na avaliação do estado de treinamento e bem-estar na indústria equinos e hoje se baseia principalmente em dispositivos portáteis. 

VELOCIDADE (Vel) 
é das características mais utilizadas na avaliação de cavalos, quer na sua preparação física, durante a competição por meio de m/s ou na estatística dos resultados, sendo apresentada também em km/h.

Resumindo - O desempenho atlético de um cavalo depende da capacidade de transformar a energia que retém no organismos em movimentos que lhe permitem obter o melhor desempenho desportivo possível.

Temos respostas para as questões abaixo!

Que competição (modalidade) o cavalo prática?

Que fonte de energia vou utilizar para treinar o cavalo para essa modalidade?

Como saber se estou a treinar a fonte de energia que o cavalo precisa para a modalidade que prática?

Como posso saber se o treino que está ser aplicado ao cavalo é o correto?

Que meios posso utilizar para aplicar e controlar a carga de treino que utilizo?
 

Fisiologia do exercício em Equinos estudo das resposta fisiológicas do organismo ao treino aplicado, sendo fundamental na avaliação da condição física e prescrição do treino dos cavalos